Coordenador : Kamile Santos Siqueira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389427.2199.75674.17022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Usuários do consultório de enfermagem da UFF comunidade de moradores do entorno a Universidade além de discentes e profissionais da UFF
Local de atuação: Campus da UFF de Rio das Ostras e consultório de enfermagem
Objetivo
Prestar orientação nutricional a comunidade da UFF e adjacentes; Realizar avaliação e orientação nutricional em ações educativas programadas; Propiciar experiência prática a alunos de graduação em enfermagem na realização de avaliação e orientação nutricional; e, Analisar como a disciplina de nutrição para graduandos de enfermagem impacta na qualidade de vida, dos mesmos.
Resumo
A atividade prática de avaliação e orientação nutricional em nutrição contribui para a melhoria na saúde e para o tratamento das doenças. A atividade prática de avaliação e orientação nutricional em nutrição contribui para a melhoria na saúde e no tratamento das doenças. O objetivo da presente proposta é prestar avaliação e orientação nutricional a comunidade da UFF e adjacentes, no consultório de enfermagem da UFF e no Centro de Saúde Extensão do Bosque de Rio das Ostras. Ações educativas programadas, serão realizadas para avaliação nutricional e orientação nutricional da comunidade. Estima-se que cerca de 30 pessoas por dia de ação serão atendidas nessas ações e que pessoas da comunidade com todas as faixas de idade, independente das condições de saúde serão orientadas alcançando crianças, gestantes, idosos entre outros. Informações sobre comensalidade; necessidade de ter como base da alimentação alimentos in natura e minimamente processados; orientações sobre composição do prato das refeições serão divulgadas; e orientações específicas segundo morbidades comporão as orientações a serem dadas.